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sexta-feira, 3 de maio de 2013

Agenda Cultural Templo Bar.




 

- Quarta-feira (08/05) –  Marco Pereira & Toninho Ferragutti
                                                (violão)                 (arcordeon)


Templo Bar
r. Benjamin Constant 1-34
fone: 3223-3493 (reservas a partir das 19h00)
 MARCO PEREIRA & TONINHO FERRAGUTTI
Ideias, cores e matizes sem fronteiras!

“Foi um privilégio assistir ao encontro musical desses admiráveis instrumentistas brasileiros! Como todos, emocionei-me profundamente com o virtuosismo e a criatividade de ambos. Mais que tudo, saí do teatro me deliciando em decifrar os ingredientes que eles  utilizaram para criar uma poção tão mágica e encantadora nessa parceria.

Sabemos que um Duo realizado por instrumentos harmônicos é sempre complicado. Parece que esse desafio foi apenas um estímulo luminoso para esses dois grandes músicos conversarem: os assuntos musicais foram muitos; o domínio técnico dos instrumentos, soberbo como sempre; os fraseados, cheios de nuances e elegância; tudo de uma beleza natural que não se esgotava jamais, como água pura jorrando da fonte, sem parar.

Descobri! O fato é que Marco Pereira e Toninho Ferragutti são dois druídas compositores, do clã dos Fabulosos, e reza a lenda que acharam um elixir da música sempre sublime, pois encontram liberdade onde muitos veem limitação. São magos que colocam o violão, o acordeão e a alma a serviço das ideias musicais, das cores e matizes sem fronteiras, seja na música grafada ou no calor da música improvisada.”
                    

                                                                           

Toninho Ferragutti é instrumentista, compositor, arranjador e possui uma extensa participação em centenas de shows e cds de artistas importantes no Brasil e no exterior.
Tem 7 CDs gravados entre solos e parcerias, sendo que seu último CD, “O sorriso da Manu”,  acaba de ser lançado.
Participou e vem participando como solista de diversas orquestras como a Orquestra Jazz Sinfônica de São Paulo, Orquestra Petrobras Pró-música, Orquestra de Câmara da Universidade da Paraíba, Orquestra Sinfônica do Recife, Orquestra de Maria Schneider, Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional de Brasília, Orquestra de Câmara da OSESP que estreou  no mês de junho de 2012 sua composição “Fantasia para Acordeon e Orquestra de Cordas”,  composta sob encomenda desta instituição.
Toninho Ferragutti traz em seu acordeon a síntese de todos os grandes acordeonistas brasileiros e, ao mesmo tempo, é um instrumentista singular, com personalidade e som próprios e únicos, que praticamente reinventam o instrumento. Além da carreira solo, Toninho tem iluminado com seu acordeon os discos dos mais diversos artistas.” Maria Luiza Kfouri

 M a r c o   P e r e i r a

É natural de São Paulo onde fez seus estudos de violão sob a orientação do mestre uruguaio Isaias Sávio no Conservatório Dramático e Musical de São Paulo.

Viveu na França por cinco anos; recebeu o título de Mestre em Violão pela Université Musicale Internationale de Paris e defendeu tese sobre a música de Heitor Villa-Lobos no Departamento de Musicologia da Universidade de Paris-Sorbonne. Em Paris, recebeu forte influência jazzística e também de música latino-americana, o que caracteriza, especialmente, o seu trabalho de composição. Apresentou-se com grande sucesso no Festival de Jazz de Paris de 1989, o que lhe possibilitou fazer apresentações na Alemanha, França, Suiça, Dinamarca, Canadá e Estados Unidos. Na Espanha, obteve dois prêmios em importantes concursos internacionais: Concurso Andrés Segóvia (Palma de Mallorca) e Concurso Francisco Tárrega (Valência).

De volta ao Brasil, foi a Brasília a convite da UnB (Universidade de Brasília), para criar os cursos de Violão Superior e Harmonia Funcional. Gravou dois discos pelo selo Som da Gente, de São Paulo (Violão Popular Brasileiro Contemporâneo e Círculo das Cordas), trabalhos que o levaram ao Town Hall, de Nova York, em 1988. A partir de 1990, já morando no Rio de Janeiro, participou, em quatro oportunidades diferentes, do Free Jazz Festival: numa memorável apresentação do Trio D'Alma, em 1989; com seu trabalho solo, em 1991; ao lado de Wagner Tiso, em 1992 e ao lado de Edu Lobo, em 1996. Gravou com importantes artistas do cenário musical brasileiro, tais como: Zélia Duncan, Edu Lobo, Cássia Eller, Gilberto Gil, Gal Costa, Wagner Tiso, Daniela Mercury, Zizi Possi, Rildo Hora, Paulinho da Viola, Tom Jobim, Milton Nascimento, Leila Pinheiro, Fátima Guedes, Nelson Gonçalves e Roberto  Carlos, entre outros. Recebeu o prêmio Sharp em dois anos consecutivos: em 1993, o de Melhor Arranjador de MPB pelo disco Gal, da cantora Gal Costa e em 1994, na categoria instrumental, o prêmio de Melhor Solista e Melhor Disco Instrumental, pelo trabalho Bons Encontros, (http://www.fantasyjazz.com/catalog/pereira_m_cat.html) em duo com o pianista Cristóvão Bastos. 

Em 1995, lançou três CDs : Dança dos Quatro Ventos  pelo selo belga GHA, Elegia  pelo selo Channel Classics da Holanda e Brasil Musical pelo selo Tom Brasil de São Paulo. Em 1999, gravou o elogiadíssimo CD de violão solo, Valsas Brasileiras, com um repertório primoroso de modernas valsas populares. Em 2001 lançou o CD Luz das Cordas em duo com o bandolinista Hamilton de Holanda.  Em 2004, lançou nos Estados Unidos pela GSP (Guitar Solo Publications – San Francisco, CA – USA – www.gspguitar.com) o CD Original, um álbum cujo repertório é composto de suas próprias obras para violão solo. No ano seguinte, fez mais um trabalho independente que foi o CD O samba da minha terra, com composições próprias e novas leituras de clássicos da música brasileira.

Foi diretor artístico da Série Grandes Encontros, um importante projeto de valorização do músico brasileiro que aconteceu no Teatro Leblon - Rio de Janeiro entre os anos de 1999 e 2002. Tem mantido intensa atividade como solista, tanto nos Estados Unidos quanto na Europa, onde se apresenta com regularidade.

Atualmente é professor adjunto no Departamento de Composição da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Suas composições estão editadas pela Editora Lemoine de Paris e pela GSP (Guitar Solo Publications – San Francisco, CA – USA – http://www.gspguitar.com). Suas obras para violão têm sido gravadas e tocadas em concerto por grandes intérpretes americanos e europeus.

Em julho de 2006 participou com grande sucesso do Umbria Jazz Festival na Itália onde fez o lançamento do seu CD italiano Stella del Matino gravado para o selo EGEA – Perugia. Gravou também, no mesmo periodo, um novo CD para o selo Kind of Blue (www.kindofbluerecords.com) intutulado Essence. Em 2007 lançou o CD “Camerístico”, seu primeiro trabalho autoral para violão e orquestra.. Além deste, gravou para o selo europeu Kind of Blue o o CD Essence (www.kindofbluerecords.com ) e editou através de sua própria editora, a Garbolights Produções Artísticas Ltda. (www.garbolights.com.br) o livro com  CD Ritmos Brasileiros, um trabalho de pesquisa dos principais ritmos brasileiros de todas as regiões do Brasil.

Seus últimos trabalhos incluem o CD Cristal (que foi lançado concomitantemente com o álbum de partituras que contém a transcrição fiel de todas as gravações), um método para violão de sete cordas chamado Sete Cordas, técnica e estilo (feito em parceria com Rogério Caetano) e seus Cadernos de Harmonia, um método de Harmonia para violão constituído por três volumes acompanhados de CDs com exemplos e exercícios (www.garbolights.com.br e www.livrariadosolar.com.br)


“Marco's impeccable technique and feel bring each composition alive, Having only performed these works with a rhythm section, this recording of solo renditions of these works has imparted an incredibly powerful feel and groove to each of the many styles of Brazilian music found on this disc, including: street samba, baiao (utilizing slap bass techniques), maracatu and frevo, a dream-like version of seresta, the forro and, of course, the choro.  Of special note is the sound quality of the recording achieved by the engineer, Dean Kamei, founder and head honcho at Guitar Solo Publications, their relationship having begun over a decade ago with this disc acting as their first attempt at capturing the diverse and vital sounds of Brazil. The guitar sound is warm and inviting, giving this North American guitarist a sense (and longing) of the exotic and vital musical world that is encompassed in the land of Carnival.” — John Martin, Guitart Magazine

“...a startling clean technique combined with a 'looseness' rarely found outside jazz and funk circles. If you think the Assad Brothers are amazing then Marco Pereira will most likely make you go 'ooh' just like when you first heard the synchronized conflagrations of the world's number one duo. Another GSP triumph; highly recommended.” —Tim Panting, Classical Guitar Magazine

“Some players make you smile when you hear them play because you know inside they bring forth a rare gift through their interpretations, arrangements, and compositions that others may never find — a certain poetry exists. Mr. Pereira will keep you smiling throughout the 44 minutes included on his recent recording for GSP Records. Pereira composes music that sounds incredibly improvisationary at times but always the work of a stunning virtuoso talent. Marco's music contains captivating melodic material with rhythmic variety allowing the listener to bask in the glorious sounds that flow naturally from his nylon-string guitar. I can't imagine my collection without this CD!” — Fred Gillett, Fingerstyle Guitar Magazine

“Marco Pereira's first recording of entirely self-penned solo pieces is a revelation, the kind of album that makes you reconsider the stifling expectations sometimes associated with the "classical" guitar, perhaps the most glorious of all six-strings. Rooted in such a strong cultural tradition, the tunes sometimes sound familiar, yet Pereira avoids the cliches that players often fall back on. …the harmonic depth and rhythmic grooves of such pieces as ‘Tio Boros’ and ‘Bate-coxa’ will have fellow guitarists shaking their heads in amazement.” — Teja Gerken, Acoustic Guitar Magazine

“…a collection of lively and moving celebrations which vicariously afford a peek into several windows of Brasilian mood. …Pereira breathes life into these pieces, magically animating musical notes rendered on solo guitar into flamboyant Rio street scenes. Pereira plays with the lightning-fast precision of a studied classical player, but exhorts his own unique voice with some striking stylistic nuances. I can tell you that Marco Pereira’s ‘Original’ is fantastic.” — Alan Fark, Minor 7th

“This recording not only was musically exhilarating, it also provided a virtual cultural tour of Brazil, all courtesy of Marco Pereira, who took care of all the technical details to leave the listener to just enjoy and dream away. This CD deserves kudos not only for the wonderful music but also for the masterful programming of the pieces.” — Raul Jose, Guitarreando Newsletter/ACGS

"In a country where the classical guitar plays a major role in representing the spirit of its music, Marco Pereira stands out as a premier soloist, composer, and arranger. The beauty of his sound, his impeccable performances, plus the alluring intricacy of his harmonies create a palette of wonderful colors." — Oscar Castro-Neves

“These pieces reflect the romanticism, myster, ‘joie de vivre,’ and harmonic/melodic invention that characterizes so much Brazilian music, and all are exquisitely played by one of Brazil’s best guitarists.” — Ron Forbes-Roberts, Acoustic Guitar Magazine

“Performing on both 6 and 8 string guitars, Pereira's playing is wonderful. The choice of repertoire should please both the avid listener of Brazilian music and the novice alike. This disc is a must have for the fan of Brazilian music” — Phillip Hemmo, Minor 7th Review

“I did get to listen to the Marco Pereira CD and was knocked out! Beautiful player with loads of technique and style… fantastic! Valsas Brasileiras’ explores the versatility and diversity of the Brazilian Waltz. …Pereira’s playing is wonderful. …we are treated to refined, well thought through interpretations. This disc is a must have for the fan of Brazilian music.” — Ron Casey, Virtual Guitar Magazine

“The CD has everything that I look for in a recording—great (not just good) guitar playing, music that takes you away, wonderful ‘feel’, and also excellent recording quality.” — Raul Jose, Arizona Classical Guitar Society Newsletter
"This is a splendid solo collection of twelve Brazilian waltzes by guitarist Marco Pereira, the powerhouse player who most recently graced vocalist Luciana Souza's Gramy-nominated "Brazilian Duos" CD. Here, Pereira again demonstrates that the best gentleness comes from strength: while the overall feel of "Valsas Brasileiras" is relaxing and tender, his mastery of the instrument and its harmonic possibilities lifts the music out of the "ear candy" category into something direct and profound. This is an elegant, romantic CD, a superb antidote to the troubling noises all around us these days." — Judith Schlesinger, All Music Guide
The guitar virtuoso Marco Pereira combines the strength of his musical ideas and the warmth he breathes into them with a superb technique to create dazzling and inspired music - Bruce Gilman - Brazzil Magazine

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